Dynasty Brasil | TUDO sobre Dynasty!

Main Menu

  • INÍCIO
  • ELENCO
  • PERSONAGENS
  • 5ª TEMPORADA – LEGENDADO

logo

Dynasty Brasil | TUDO sobre Dynasty!

  • INÍCIO
  • ELENCO
  • PERSONAGENS
  • 5ª TEMPORADA – LEGENDADO

ArtigosDynastySérie
Home›Artigos›Como ‘Dynasty’ integrou a devastadora crise da Venezuela em seu reboot

Como ‘Dynasty’ integrou a devastadora crise da Venezuela em seu reboot

By Italo Rodrigues
27 de February de 2019
1864
0
Share:

Em uma época cheia dos reboots, a série “Dynasty” dos anos 80 voltou. A série, desta vez na The CW, trocou os gêneros dos personagens e mudou a localidade de Denver para Atlanta. Os fãs assistem às lendárias escolhas de moda da novela e aos momentos construídos para serem lembrados, mas permanecem por um motivo menos aparente. Debaixo da fachada do show de melodrama bilionário e herança, há uma história autenticamente urgente que gira principalmente em torno dos imigrantes nos EUA.

Mais especificamente, os imigrantes venezuelanos, cuja história de crise raramente é contada na tela.

A produção original “Dynasty” pode ser descrita como 50 tons de branco, mas a nova versão coloca a diversidade em primeiro plano. Além da decisão de fazer o infame rival Jeff Colby (Sam Adegoke) e sua família nigeriano-americana – eles costumam usar trajes tradicionais e falar iorubá em várias ocasiões – a madrasta Cristal Flores (Nathalie Kelley) e seu sobrinho Sammy Jo (Rafael de la Fuente) são agora imigrantes venezuelanos que vieram para a América para escapar do caos pessoal e político em seu país natal. E em vez de apenas escolher pessoas de cor (de la Fuente é da própria Venezuela) e deixar por isso, “Dynasty” integra perfeitamente a cultura venezuelana e a crise socioeconômica do país diretamente na trama.

Os problemas da Venezuela não poderiam se encaixar melhor em “Dynasty“, com sua narrativa girando em torno da indústria de energia corrupta. O fato de o governo venezuelano estar profundamente dependente da exportação de petróleo e gás é uma realidade global que a série não pode ignorar. Ao amarrar seus personagens venezuelanos diretamente à reviravolta do petrostato – intensificada pelas recentes quedas nos preços do petróleo, que deixaram a população atormentada por hiperinflação, fome e doenças, além de aumentar rapidamente as taxas de criminalidade e mortalidade – os escritores do programa podem esclarecer que, segundo a BBC, 2,3 milhões de pessoas fugiram da nação desde 2014.

É claro que “Dynasty” ainda é uma série, então a mensagem chega bem embrulhada na história do gênero. No início da primeira temporada, Cristal, que é diretora de relações públicas da Carrington Atlantic, está empenhada em se casar com o magnata da energia Blake Carrington (Grant Show). Vestida com os melhores estilistas que o dinheiro de Carrington pode comprar, Cristal não tem escolha a não ser se ajustar rapidamente às palhaçadas secretas e muitas vezes ilegais da família. Ela compete regularmente em debates com a futura enteada Fallon, que não suporta a visão de Cristal. Fallon é feroz, fazendo comentários prejudiciais sobre os relacionamentos e motivos do passado de Cristal. É evidente que Cristal está escondendo algo, mas ninguém sabe ao certo o quê.

O mordomo da família acaba revelando o segredo chocante: a identidade aparente de Cristal não é dela. Ela roubou depois de fugir da Venezuela e fugir para os Estados Unidos.

A história que se segue é sobre o novo desejo da Sra. Carrington de esconder seu passado problemático de seu futuro marido. A história de fundo é fantástica, mas repleta de visões de não-ficção. De volta à Venezuela, Cristal morava em uma casa com a irmã Iris Machado (Elena Tovar) e o namorado abusivo de Iris. Em uma tentativa de se libertar, as duas mulheres fizeram planos para fugir com um grande estoque do dinheiro do namorado. Mas quando chegou a hora de sair, Iris não conseguiu. Sammy Jo, filho de Iris, seguiu anos depois e se apegou a Cristal como sua única família nos estados. Quando se tornou mais estabelecida na América, especificamente na Carrington Atlantic, Cristal começou a enviar dinheiro para ajudar Iris, que ainda vivia em uma Venezuela pobre em 2018.

A crise da vida real na Venezuela data de 1999, quando o então presidente Hugo Chávez assumiu o poder. Sob seu governo socialista autodefinido, a nação começou a experimentar a desigualdade em todas as frentes. Com o tempo, a escassez aumentou em alimentos, remédios e outros bens; as taxas de desemprego e doença aumentaram; o crime subiu para um recorde histórico. Em 2013, após a morte de Chávez, Nicolás Maduro foi eleito presidente (embora os críticos afirmem que a eleição foi fraudulenta) e a situação na Venezuela só piorou. No ano seguinte, os preços do petróleo caíram drasticamente, levando o governo à turbulência econômica. A inflação subiu ao ponto de pobreza e fome. Desde 2010, a nação está em estado de guerra econômica. Muitos culpam tanto Chávez quanto Maduro pela crise, argumentando que suas políticas socialistas corruptas causaram estragos na nação que já está em dificuldades. Ao longo de apenas 20 anos, a Venezuela se transformou em uma terra de sofrimento e raiva contra um governo falido.

“As complexidades da imigração e da separação da família sob o presidente Donald Trump foram parar em ‘Dynasty’ de várias maneiras.” 

“Dynasty” é um dos únicos programas de televisão que mostram ao público dos EUA uma imagem dessa crise em uma base consistente. Na verdade, até recentemente, quando os problemas na Venezuela aumentaram, eles mal recebiam tempo de transmissão nos principais programas de notícias da rede.  Na primeira metade da temporada de estreia, Sammy Jo está constantemente preocupado com sua mãe, pedindo a Cristal que ajude Iris a navegar pela situação em casa. A certa altura, os Carringtons levam Iris a Atlanta para os feriados, mas a reunião de família é de hostilidade. Iris afirma que Cristal se esqueceu de onde ela veio, do que ela felizmente conseguiu escapar.  As complexidades da imigração e da separação da família sob o comando do presidente Donald Trump se espalharam por “Dynasty” de múltiplas maneiras. Sammy Jo conseguiu escapar da Venezuela sob os cuidados de Cristal, mas seu visto já expirou e agora ele está no país ilegalmente. Ninguém no programa está ciente disso – compreensivelmente, já que Sammy Jo não gostaria de revelar isso a Blake, o epítome do privilégio branco – até que o pai de Blake participe de uma festa e conheça Sammy Jo pela primeira vez. Ouvindo Sammy Jo falando sobre seu status de imigração com seu futuro noivo, Steven (filho de Blake), o avô chama ICE. É um cenário doloroso para assistir, em grande parte porque os eventos parecem distantes da ficção.

Os escritores de “Dynasty” não usam a Venezuela apenas como ponto de conflito. Eles também incorporam a cultura e a língua venezuelana no programa, muitas vezes focando no rico passado de Cristal e Sammy Jo. Os dois falam em espanhol e referem-se aos bons momentos que tiveram na Venezuela. Um Dia de Ação de Graças, Sammy Jo quer preparar uma receita da família venezuelana – pan de jamon – para trazer uma parte de sua cultura para o feriado americano. Cada uma dessas interjeições pode parecer pequena, mas a aspersão delas ao longo da primeira temporada da série trouxe muito da cultura para “Dynasty“. A série está longe de ser uma peça perfeita de defesa. Cristal não está trabalhando com seu marido rico para abordar a hiperinflação na Venezuela, e Sammy Jo não está publicamente protestando contra Maduro. Mas a mensagem está aí: a Venezuela está com problemas e chegou a hora de os Estados Unidos começarem a prestar atenção. Por mais cômico e mesquinho que “Dynasty” se sinta, ele consegue o que shows similares como “Gossip Girl” e “Pretty Little Liars” nunca fizeram: Ele usa o poder narrativo de um gênero conhecido por romance em coma e gêmeos do mal para lançar luz sobre um calamidade sub-discutida no mundo real. Em um mar de séries que nos lembram como a TV era antes, “Dynasty” está mostrando magicamente como ela pode parecer atual.

Texto produzido por Gianluca Russo, texto original publicado no Huffpost

© Tradução: Italo Rodrigues – Equipe Dynasty Brasil – Não reproduza sem os créditos.

TagsDynastyImigraçãoPersonagensVenezuela
Notícia Anterior

Nicollette Sheridan deixa o elenco de Dynasty

Próxima Notícia

Sinopse Oficial do episódio 2×15 – Motherly ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0
  • 0
  • 0

Italo Rodrigues

Paulistano de 22 anos, design, ama filmes e séries! Maior sonho é poder estudar cinema.




Siga a gente

Trailer da temporada

https://www.youtube.com/watch?v=Q_hWq_D6A1Q

Últimas Notícias

5ª temporadaDynastySérie

Spoilers: A 5ª temporada de Dynasty será boa para “Falliam”?

Uma pergunta sobre Dynasty foi respondida na coluna semanal de spoilers da TVLine. Alguma informação sobre o que podemos esperar da 5ª temporada de Dynasty? –Edin Que tal uma boa ...
  • Sinopse Oficial do episódio 4×07 – A Real Actress Could Do It

    By Italo Rodrigues
    17 de March de 2022
  • Sinopse Oficial do episódio 5×06 – Devoting All of Her Energy to Hate

    By Italo Rodrigues
    10 de March de 2022
  • Os Carringtons se tornam ‘selvagens’ no trailer da 5ª temporada de Dynasty

    By Italo Rodrigues
    5 de March de 2022
  • Dynasty – 5ª temporada: Fotos promocionais do episódio 5

    By Italo Rodrigues
    5 de March de 2022
O site Dynasty Brasil é totalmente feito por fãs da série, com o intuito de informar outros fãs. Nós não temos contato profissional com os atores, equipe ou com a CW. Todo conteúdo aqui publicado é de nossa autoria, então, caso for utilizar alguma de nossas informações, por favor, dê os devidos créditos ao site.
  • Latest Posts

  • Spoilers: A 5ª temporada de Dynasty será boa para “Falliam”?

    By Italo Rodrigues
    17 de March de 2022
  • Sinopse Oficial do episódio 4×07 – A Real Actress Could Do It

    By Italo Rodrigues
    17 de March de 2022
  • Sinopse Oficial do episódio 5×06 – Devoting All of Her Energy to Hate

    By Italo Rodrigues
    10 de March de 2022
  • Os Carringtons se tornam ‘selvagens’ no trailer da 5ª temporada de Dynasty

    By Italo Rodrigues
    5 de March de 2022
  • Dynasty – 5ª temporada: Fotos promocionais do episódio 5

    By Italo Rodrigues
    5 de March de 2022

NOSSAS REDES SOCIAIS

Parceiros

  • Entre para a equipe
  • Anuncie
2017-2021 | Dynasty Brasil - Sua maior e melhor fonte brasileira sobre Dynasty.