Dynasty Brasil | TUDO sobre Dynasty!

Main Menu

  • INÍCIO
  • ELENCO
  • PERSONAGENS

logo

Dynasty Brasil | TUDO sobre Dynasty!

  • INÍCIO
  • ELENCO
  • PERSONAGENS

ArtigosDynastySérie
Home›Artigos›Entenda o acordo entre The CW e Netflix

Entenda o acordo entre The CW e Netflix

By Italo Rodrigues
18 de June de 2020
1339
0
Share:

Em outubro de 2019 muitos fãs (e até mesmo parte do elenco) foram pegos de surpresa quando o primeiro episódio da 3ª Temporada de Dynasty não chegou ao catálogo da Netflix no dia seguinte após a exibição na emissora The CW como havia ocorrido nas duas temporadas anteriores. Isso não ocorreu apenas no Brasil, mas em outros 187 países. Embora representantes da The CW ou CBS Studios não tenham se pronunciado, algumas contas internacionais da gigante do streaming no Twitter afirmaram que a temporada seria disponibilizada no catálogo após todos os episódios serem exibidos em território americano pela emissora original, mais detalhes sobre essa nova negociação não foram divulgados.

Antes é preciso explicar que o padrão da TV norte-americana é um pouco diferente do padrão brasileiro. Por lá, quem produz as séries não são as emissoras, e sim os estúdios, os mesmos estúdios que produzem grandes blockbusters. Aqui se a Globo produz uma série é para exibição na Globo, o mesmo para outros canais como SBT, Record, Band etc. Nos EUA as séries são produzidas pelos grandes estúdios de cinema como Warner, FOX, Paramount, Universal, Sony, Lionsgate, e até mesmo a Disney pelo selo ABC Studios. A emissora paga um valor de licenciamento para o estúdio pelos direitos de exibição da série em sua programação. As cinco maiores emissoras abertas nos EUA são CBS, ABC, NBC, FOX e The CW. Cada emissora possui um vínculo maior com alguns estúdios, conforme exemplificamos abaixo:

CBS – A emissora é famosa por clássicos procedurais como CSI, NCIS, Hawaii Five-0, e a maioria de suas séries são produzidas pela CBS Studios, parte do grupo Paramount/Viacom. Apesar disso a maioria das sitcons exibidas pela emissora, como The Big Bang Theory, Young Sheldon, Mom e 2 Broke Girls são produzidas pela Warner. Além de Criminal Minds e Ghost Ghost Whisperer (Ambas da ABC Studios/Disney).

ABC – A emissora do alfabeto é parte do grupo Disney e a maioria de suas séries são produzidas pela mesma, como Desperate Housewives, Grey’s Anatomy, Lost, Ugly Betty, Revenge, Scandal, Once Upon a Time e outras. No entanto, a emissora são se isenta de exibir séries de outros estúdios como The Middle (Warner) e Modern Family (FOX, ainda antes da aquisição do grande estúdio pela Disney).

NBC – A emissora faz parte do grupo Universal/Comcast e exibe séries da casa como a franquia Chicago, a franquia Law & Order, Will & Grace, The Blacklist (em parceria com a Sony Pictures), 30 Rock, New Amsterdam, Good Girls, The Good Place, Superstore, entre outras. Mas a emissora também possui alguns de seus maiores clássicos produzidos por outros estúdios, como Friends (Warner), Um Maluco no Pedaço (Warner), Chuck (Warner) e hits atuais como This is Us (FOX), Zoey’s Extraordinary Playlist (Lionsgate) e Manifest (Warner).

FOX – A emissora da raposa fazia parte do grupo FOX Corporation assim como o estúdio 20th Century Fox e as emissoras FOX Sports, FOX News e FX. No entanto, com a venda da maior parte dos ativos vendidos para a The Walt Disney Company, incluindo o estúdio de cinema (agora renomeado como 20th Century Studios), o estúdio de TV 20th Television e o canal FX, enquanto as emissoras FOX, FOX Sports e FOX News ficaram com o grupo intitulado “New FOX” já que há leis nos EUA que impedem que o mesmo grupo possua canais do mesmo segmento e como a casa do Mickey já é dona da ABC e da ESPN. Entre as séries produzidas pelo próprio estúdio estão Glee, Empire, Os Simpsons, 9-1-1, Arquivo X, 24 Horas, New Girl, entre outras. Mas a emissora também foi a responsável pela exibição de Gotham (Warner), The OC (Warner), Terminator: The Sarah Connor Chronicles (Warner), Barrados no Baile (CBS/Paramount), Melrose Place (CBS/Paramount), e House M.D. (Universal).

The CW – A emissora mais jovem entre as cinco também é a única que busca uma audiência mais jovem e que não cobre todo o território americano. O canal está no ar desde 2006 após a fusão das emissoras The WB (Emissora da Warner) e UPN (Emissora da CBS). A fusão das duas caiu como uma grande surpresa entre o mundo televisivo, mas executivos tomaram essa decisão para fazer com que a emissora cresça. O nome da rede é uma abreviação das primeiras letras dos nomes de seus dois grupos (CBS e Warner Bros.). Desde então a The CW exibe séries dos dois grupos como Supernatural, Gilmore Girls, Smallville, Veronica Mars, One Tree Hill, Gossip Girl, The Vampire Diaries, The Originals, Hart of Dixie, The Carrie Diaries, iZombie, Nikita (Todas da Warner) e America’s Next Top Model, Todo Mundo Odeia o Chris, 9021O, Melrose Place, Jane the Virgin, Ringer e Star-Crossed (Todas da CBS). Na programação atual, todas as séries baseadas em personagens da DC Comics são da Warner, assim como Riverdale, Katy Keene, Legacies, Roswell New Mexico e All American. Já Charmed, Nancy Drew, In The Dark e a nossa queridinha Dynasty são da CBS. Com o passar dos anos, muitos começaram a acreditar que a Warner produz todas as séries da The CW, mas a CBS também possui a sua parte do bolo embora fosse evidente que as séries da Warner tinham uma popularidade maior e assim a CBS também começou a receber uma pequena porcentagem de lucro pelas séries do lado Warner.

Embora o valor de licenciamento que as emissoras pagam para os estúdios seja algo muito lucrativo, acordos de exibição internacional e reprises em formato de syndication por canais a cabo e outras afiliadas costumam ser ainda mais vantajosos, principalmente para séries que atingem a marca de 100 episódios, ou 88 em alguns casos. Mas de alguns anos para cá, outro fator incrivelmente vantajoso foi o licenciamento por serviços de streaming.

Em 2011 a The CW, a CBS e a Warner fecharam um acordo bilionário com a Netflix para que as séries de sua programação entrassem no catálogo da gigante do streaming, em uma época onde a pioneira ainda não investia em conteúdo original. O acordo foi extremamente benéfico para todas as partes e ainda aumentou a popularidade das séries. Os episódios da temporada anterior eram disponibilizados no catálogo às vésperas da estreia de uma nova temporada na The CW. Nos anos seguintes, enquanto novas séries estreavam na emissora, elas já faziam parte desse acordo e automaticamente chegavam ao catálogo da Netflix. O acordo foi renovado em 2016, mas com uma nova cláusula. As temporadas completas chegariam ao catálogo apenas oito dias após a exibição de seus respectivos “Season Finales” (Finais de Temporadas, em tradução livre). No entanto, em 2017 o acordo foi um pouco mais além e a Netflix adquiriu os direitos de exibição internacional para a novata Riverdale, o acordo incluía países como Austrália, Canadá, Reino Unido, Índia, Singapura, Europa continental e alguns países da América do Sul, onde infelizmente o Brasil não estava incluído, já que os direitos de exibição já estavam com o canal a cabo Warner Channel. Novos episódios de Riverdale chegavam ao catálogo da Netflix (nos países citados) apenas um dia depois após a exibição nos EUA, enquanto os próprios americanos precisavam aguardar o fim da temporada (e uma janela de oito dias após o Season Finale) para chegar ao catálogo deles. O acordo se mostrou um sucesso e rapidamente Riverdale se tornou um fenômeno mundial entre os adolescentes.

Já na temporada seguinte Dynasty e Black Lightning nem mesmo foram exibidas para possíveis compradores internacionais, já que a Netflix havia adquirido os direitos de exibição internacional (fora dos EUA e Canadá) em um acordo muito mais abrangente do que Riverdale. Dynasty estaria disponível em 188 territórios apenas um dia após a exibição na The CW, o mesmo para Black Lightning só que em menos territórios, mas dessa vez válido para o Brasil. Com isso, ambas se tornaram extremamente populares ainda em seus primeiros episódios, e incrivelmente lucrativas, apesar de uma audiência pequena na exibição pela The CW. Ambas também chegariam ao catálogo americano da Netflix, mas apenas uma semana após a conclusão da temporada, seguindo o padrão de todas as séries da emissora. O modelo se manteve durante a temporada seguinte… até que chegou a hora de um novo acordo.

Muita coisa mudou de 2017 para cá, apenas três anos de diferença, mas o mercado de streaming cresceu muito. A Netflix ainda é a número um e domina boa parte do mercado, mas o público possui mais opções. Só no Brasil já temos Amazon Prime Video, Globoplay, Starzplay, Apple TV+ e HBO Go. Os Estados Unidos ainda desfrutam o forte catálogo do Hulu e do Disney+, ambos possuem um catálogo invejável de produções e são parte do grupo da The Walt Disney Company. Só o Hulu desfruta de hits como The Handmaid’s Tale, The Act e Little Fires Everywhere. O Disney+ possui inúmeros clássicos Disney, produções do Disney Channel, além de séries originais como Star Wars: O Mandaloriano e High School Musical: The Musical – The Series, sem contar todos os filmes da Marvel Studios e séries planejadas para estrearem ainda esse ano. O CBS All Access é propriedade da CBS Studios e da Viacom e possui séries originais de respeito como Star Trek: Discovery, The Good Fight, Why Women Kill, The Twilight Zone e Tell Me a Story. A Unviersal/Comcast se prepara para lançar o Peacock que deve contar com Will and Grace, The Office, 30 Rock e novas séries originais como o revival de Punky, A Levada da Breca e Uma Galera do Barulho. Já no próximo mês o HBO Max será lançado como o aguardado serviço de streaming da Warner e terá um dos catálogos mais invejáveis incluindo Friends, Sex And The City, Game of Thornes, os filmes da DC Comics, a franquia O Senhor dos Anéis, os filmes de Harry Potter devem chegar até 2026 e as tão aguardadas séries originais como o reboot de Gossip Girl, Love Life, The Flight Attendant, Lanterna Verde, Liga da Justiça Sombria e muito mais. Após a fórmula de sucesso da Netflix, todos os estúdios de Hollywood não quiseram ficar de fora e criaram os seus próprios serviços de streaming.

Com mais opções de streaming no mercado, os executivos da The CW decidiram não renovar o inovador acordo com a Netflix. Desse modo, todas as séries exibidas até a Temporada 2018/2019 (Incluindo temporadas futuras) seguem com a Netflix durante suas respectivas transmissões e vários anos além disso. E não se preocupe, Dynasty segue nesse pacote. Enquanto isso, todas as séries estreantes a partir da temporada 2019/2020 serão oferecidas para todos os streamings interessados. Ou seja, se a Netflix quiser exibir as novas séries da The CW terá que colocar a mão no bolso, em um ambiente muito mais competitivo do que o mercado de streaming em 2011 e 2016.

Nessa temporada a The CW estreou Batwoman e Katy Keene, ambas da Warner, e Nancy Drew, da CBS Studios. E nenhuma acabou indo para a Netflix. As duas primeiras já estão confirmadas para a HBO Max e serão disponibilizadas até 30 dias antes do início da temporada seguinte, sob os termos do acordo de distribuição da The CW. Nancy Drew entrou no catalogo da HBO Max nos USA e no Globoplay aqui no Brasil, além de estar no CBS All Access, que deseja aumentar seu público jovem. Enquanto isso, as três séries são as únicas que disponibilizam todos os episódios de sua atual temporada no The CW App. Outras séries podem disponibilizar apenas os cinco episódios mais recentes.

Para a próxima temporada, a The CW já deu sinal verde para Superman & Lois (Warner), e o reboot de Walker Texas Ranger (CBS Studios). Enquanto The Lost Boys (Warner) e os Spin-Offs Green Arrow & the Canaries (Warner) e a prequel de The 100 ainda aguardam ordem de temporada completa. Só é certo que os serviços de streaming vão precisar batalhar mais uma vez pelos direitos de exibição de cada série.

E conforme apontado acima, Dynasty irá permanecer no catálogo da Netflix por muito tempo e embora a gente não receba mais os episódios semanalmente, é bom saber que todos os episódios serão disponíveis logo após a exibição pela The CW, ainda mais para os fãs que gostam de maratonar. Sabemos que não é a melhor situação, mas Hollywood ainda é uma máquina de fazer dinheiro e pelo que tudo indica, a guerra dos streamings está apenas começando.

Artigo escrito por Roberto de Carvalho Neto, membro honorário da equipe Dynasty Brasil.

Notícia Anterior

Versão original de Dynasty 1981 será disponibilizado ...

Próxima Notícia

Quando começam as gravações da 4ª temporada ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0
  • 0
  • 0

Italo Rodrigues

Paulistano de 22 anos, design, ama filmes e séries! Maior sonho é poder estudar cinema.




Siga a gente

Trailer da temporada

https://www.youtube.com/watch?v=Q_hWq_D6A1Q

Últimas Notícias

4ª temporadaDynastySinopse

Sinopse Oficial do episódio 4×01 – That Unfortunate Dinner

Confira a seguir a sinopse oficial do primeiro episódio da quarta temporada de Dynasty, o 4×01 – That Unfortunate Dinner, o episódio vai ao ar dia 07 de maio na ...
  • Dynasty – 4ª temporada: Fotos promocionais do episódio 1

    By Felipe Martins
    16 de April de 2021
  • Poster oficial da 4ª temporada de Dynasty

    By Felipe Martins
    12 de April de 2021
  • Sinopse Oficial completa da 4ª temporada de Dynasty

    By Felipe Martins
    12 de April de 2021
  • CW divulga trailer da 4ª temporada de Dynasty: O casamento Fallon e Liam [Legendado]

    By Felipe Martins
    9 de April de 2021
O site Dynasty Brasil é totalmente feito por fãs da série, com o intuito de informar outros fãs. Nós não temos contato profissional com os atores, equipe ou com a CW. Todo conteúdo aqui publicado é de nossa autoria, então, caso for utilizar alguma de nossas informações, por favor, dê os devidos créditos ao site.
  • Latest Posts

  • Sinopse Oficial do episódio 4×01 – That Unfortunate Dinner

    By Felipe Martins
    16 de April de 2021
  • Dynasty – 4ª temporada: Fotos promocionais do episódio 1

    By Felipe Martins
    16 de April de 2021
  • Poster oficial da 4ª temporada de Dynasty

    By Felipe Martins
    12 de April de 2021
  • Sinopse Oficial completa da 4ª temporada de Dynasty

    By Felipe Martins
    12 de April de 2021
  • CW divulga trailer da 4ª temporada de Dynasty: O casamento Fallon e Liam [Legendado]

    By Felipe Martins
    9 de April de 2021

NOSSAS REDES SOCIAIS

Parceiros

  • Entre para a equipe
  • Anuncie
2017-2021 | Dynasty Brasil - Sua maior e melhor fonte brasileira sobre Dynasty.